Como preparar um bom chimarrão?

  • Preencha a cuia com 2/3 de Erva-Mate Mazutti - no limite do "pescoço" do porongo.
  • Tampar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia.
  • Segure a cuia inclinada e na parte vaga colocar a água morna devagar (apenas para começar seu chimarrão). Colocando água morna você não queima a erva-mate e não deixa seu chimarrão amargo. Nas demais cuias a água correta é aquela que chia na chaleira ou 64ºC, sem deixá-la ferver.
  • Tampe a boca da bomba com seu dedo polegar e coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à sua parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque o chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, seu chimarrão estará pronto.
  • Agora só falta saborear a deliciosa Erva-Mate Mazutti. Se preferir use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento da bomba, desta forma você se concentra unicamente em apreciar o sabor da erva-mate.
    Estudos descobrem a cada dia mais informações sobre os componentes da planta e frequentemente benefícios à saúde a partir do consumo do chimarrão. Entre eles: estimulante da atividade física e mental e da circulação; ação antioxidante, capaz de combater o envelhecimento das células; elimina estados depressivos; regulariza a respiração; facilita a digestão; promove a sensação de bem-estar e vigor; diurético; diminui o colesterol e triglicerídeos; favorece o emagrecimento; previne a doença de Parkinson; combate a celulite; ajuda na prevenção de diabetes e faz bem ao coração.