Todo dia é dia de Chimarrão, mas o que poucos sabem é que existe o dia oficial do Chimarrão – 24 de Abril (Lei Nº 11.929).

 

A tradição do CHIMARRÃO é antiga. Soldados espanhóis aportaram em Cuba, foram ao México “capturar” os conhecimentos das civilizações Maia e Azteca, e em 1536 chegaram à foz do Rio Paraguay.
Os soldados observaram que tomando o estranho chá de ervas utilizado pelos índios Guarany, o dia seguinte ficava bem melhor e a ressaca sumia por completo. Assim, o chimarrão começou a ser transportado pelo Rio Grande na garupa dos soldados espanhóis.
As margens do Rio Paraguay guardavam uma floresta de taquaras, que eram cortadas pelos soldados na forma de copo. A bomba de chimarrão que se conhece hoje também era feita com um pequeno cano dessas taquaras, com alguns furos na parte inferior e aberta em cima.

      

 

O chimarrão é uma bebida característica do sul do Brasil, parte da Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina e cada vez mais vem ganhando adeptos em todo mundo.

O chimarrão pode ser tomado sozinho, acompanhado ou em grupo, a qualquer hora do dia, e durante todo dia.

O chimarrão é muito mais que uma bebida, um chá, porque transcende a questão meramente alimentícia e habitual, pois representa à cultura, a tradição, a história do povo gaúcho, tornando-se um símbolo.

Chimarrão é símbolo da amizade e da hospitalidade.

potal

  preparando o mate CJIMARRAO Mazutti        

 

 

 

 

 

 

 

 

Atribuem-se ao chimarrão propriedades que trazem vários benefícios à saúde. Confira a lista completa dos benefícios no link do nosso site  http://www.ervamatemazutti.com.br/beneficios-da-erva-mate.php

 

Brindemos todos com um ótimo e bem cevado mate! 

 

 

 

 

 

Leave a Reply